Ácido Gama Amino-butírico (GABA)


O ácido gama amino-butírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central. O receptor GABA é o complexo molecular receptor-benzodiazepínico-ácido gama-amino-butírico do tipo A ou GABA-A, sendo que este receptor contém uma região específica de ligação para os benzodiazepínicos (BZDs) e para outras moléculas como os barbitúricos e álcool.

A ligação do GABA e de seus agonistas ao receptor GABA-A produz uma modificação estrutural com abertura dos canais de cloro aumentando o influxo celular deste íon, gerando uma inibição sináptica rápida e hiperpolarização de membrana celular.

Existem dois tipos de sub-receptores que fazem parte do complexo GABA-A, o sub-receptor ômega tipo 1, relacionado com efeitos hipnóticos e cognitivos e o subreceptor ômega tipo 2, relacionado com cognição, psicomotricidade, efeitos ansiolíticos, limiar convulsivo, depressão respiratória, relaxamento muscular e potencializarão dos efeitos do etanol.

Fármacos agonistas GABA-A ômega 1 e 2 exercem efeitos farmacológicos ansiolíticos, antiepilépticos, relaxante muscular e hipnóticos. Agonistas seletivos GABA-A ômega 1 exerceriam um efeito hipnótico seletivo e efeitos cognitivos negativos. Os benzodiazepínicos e barbitúricos ligam-se inespecificamente nas subunidades ômega 1 e 2 do GABA-A.

Fonte: revistaneurociencias.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares