Dipirona reduz a pressão arterial: mito ou verdade?


Muitas pessoas, sejam elas leigas ou atuantes em saúde, costumam dizer que a dipirona reduz a pressão arterial. Porém, costumam fazê-lo em tom de afirmação, transmitindo a ideia de que isso inevitavelmente irá ocorrer. Será que realmente é assim ou se trataria de uma reação adversa possível, assim como todos os medicamentos "podem" causar alguma reação?

Não é bem o caso da certeza, portanto precisamos ter o cuidado de pesquisar antes de simplesmente reproduzirmos o que ouvimos. Por que agir assim? Diria que, principalmente, para o público geral não absorver informações pela metade e depois multiplicá-las, causando mais chances de problemas associados a medicamentos.

Atuando como farmacêutico em drogaria, já atendi a uma cliente que disse o seguinte: "você tem dipirona em gotas, por favor? Estou com a pressão um pouco alta e vou tomar umas gotas para abaixar; quando chegar o dia da minha consulta, o médico verá o que faz".




É claro que, em primeiro lugar, fiquei bastante surpreso com o relato e, em segundo lugar, imaginei que tipo de informação esta pessoa havia recebido anteriormente para dizer o que disse com tanta convicção. Por último, obviamente, fiz o meu trabalho buscando esclarecer o assunto.

Para que tenhamos uma fonte, verifiquemos a bula de Novalgina®, medicamento de referência para o princípio ativo dipirona, onde encontraremos a seguinte informação no item que relaciona as reações adversas:

"Distúrbios vasculares: Reações hipotensivas isoladas. Podem ocorrer ocasionalmente após a administração, reações hipotensivas transitórias isoladas (possivelmente por mediação farmacológica e não acompanhadas por outros sinais de reações anafiláticas/anafilactoides); em casos raros, estas reações apresentam-se sob a forma de queda crítica da pressão sanguínea."

Para finalizar: é mito ou verdade que a dipirona reduz a pressão arterial? É verdade, mas que fique claro: pode acontecer. Isso não significa que vai acontecer e muito menos que o medicamento possa ser utilizado com esta finalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares