Interação entre sistemas nervoso e imunológico no controle da inflamação


Células do sistema nervoso podem "colocar freios" na resposta imunológica contra infecções no intestino e nos pulmões, de forma a prevenir inflamações excessivas. É o que acaba de descobrir a equipe do Dr. David Artis, da Universidade de Cornell (EUA), trazendo a expectativa de novas formas de tratar doenças causadas por inflamações descontroladas, como a asma, e doenças inflamatórias intestinais como a colite e a doença de Crohn.

Além disso, este é mais um resultado que mostra o quanto a ciência tem para descobrir sobre o papel das células nervosas - genericamente conhecidas como neurônios. Apenas nas últimas semanas descobriu-se que as células nervosas sofrem metamorfose para curar ferimentos e que os neurônios dos intestinos parecem formar um "segundo cérebro".

"Há uma troca de informações entre o sistema nervoso e o sistema imunológico, e isso desempenha um papel importante na regulação da inflamação aguda e crônica. Esses dois sistemas de órgãos estão interagindo de perto e desempenham um papel importante na saúde e na doença humanas," disse o Dr. Artis, que publicou suas descobertas na revista Science.

Fonte: Diário da Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares