Passiflora


A família Passifloraceae possui aproximadamente 16 gêneros e 650 espécies, sendo o gênero Passiflora considerado o mais importante, com cerca de 400 espécies. Várias espécies desse gênero, conhecidas popularmente como maracujá, têm amplo uso na medicina popular, sendo utilizadas como sedativos e ansiolíticos, especialmente quando se utiliza a infusão ou tintura das folhas.

Na medicina tradicional, preparações à base de extratos de folhas de diferentes espécies de Passiflora são usadas como sedativos, ansiolíticos e anticonvulsivantes.

Observou-se em estudo que diversas espécies de Passiflora apresentaram efeito sobre o sistema nervoso central, comprovando sua propriedade ansiolítica e sedativa. Vale ressaltar que a espécie Passiflora incarnata L., popularmente conhecida como flor da paixão, apresenta o maior número de publicações relacionadas à propriedade terapêutica (50,8% do total).

No entanto, as espécies Passiflora edulis (maracujá-amarelo), Passiflora alata (maracujá-açú), Passiflora quadrangularis (maracujá- mamão), entre outras, também apresentaram efeito sedativo e ansiolítico em testes específicos.

Fonte: portalseer.ufba.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares