Perigo de medicamentos usados indevidamente contra insônia


Há muitas pessoas que vão à drogaria procurando algo que as ajude a dormir, porém sem uma prescrição médica que atenda a esta finalidade, e com a justificativa de que os medicamentos fitoterápicos não surtem o efeito desejado.

Este contexto gera um cenário que pode colocar a saúde em risco, uma vez que alguém que já realizou um determinado tratamento e experimentou a sonolência como efeito colateral resolva se automedicar tendo o objetivo de alcançar este efeito colateral do medicamento. Este indivíduo despreza, entretanto, as consequências que esta prática poderá lhe trazer.




Medicamentos que são comumente procurados com tal finalidade e que servem como exemplos são o Dramin B6® (dimenidrinato + piridoxina), indicado, conforme a bula, para a profilaxia e tratamento de náuseas e vômitos em geral, e o Miosan®, também conforme bula, destinado ao tratamento de espasmos musculares associados a condições musculoesqueléticas agudas e dolorosas.

Estes medicamentos, quando utilizados para qualquer outra finalidade que difira da recomendada por seus fabricantes, como é o caso da dificuldade para dormir, podem produzir danos à saúde, pois não há testes comprovando o uso seguro das substâncias para fins que não contemplem suas indicações.

Como se trata de medicamentos que são tarjados, porém sem retenção de receita, significa que o cliente da drogaria pode consegui-los, mas obrigatoriamente será atendido por um profissional que terá a chance de prestar uma orientação importante visando a preservação da saúde. Esta chance não pode ser desperdiçada.




Entre algumas das reações adversas descritas em bula do Dramin B6®, temos: cefaleia, tontura, visão turva, boca seca, irritabilidade e púrpura anafilática. Quanto ao Miosan®, algumas das reações são: mal estar, vômitos, anafilaxia, angioedema, edema de língua, arritmias cardíacas, alterações das funções hepáticas, hepatite, hipotensão, psicose, convulsões e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares