Potencial ecotoxicológico dos fármacos


Apesar de os fármacos serem detectados no ambiente em baixas concentrações, este quadro gera grande preocupação, uma vez que são substâncias biologicamente ativas que podem desencadear efeitos fármaco-dinâmicos em organismos aquáticos que possuam receptores enzimáticos compatíveis. Assim, a presença de fármacos pode comprometer a qualidade dos recursos hídricos, alterando a biodiversidade e o equilíbrio de ecossistemas aquáticos.

Os estrogênios sintéticos constituem a classe de fármacos mais amplamente discutida na literatura com relação a efeitos adversos em vários organismos. Eles são classificados como desreguladores endócrinos e caracterizam-se por afetar adversamente o desenvolvimento e reprodução de organismos aquáticos. Também estão relacionados ao desenvolvimento de vários tipos de cânceres em humanos.





Cleuvers realizou bioensaios de toxicidade aguda com Daphnia magna (perda da mobilidade do crustáceo após 48h), Desmodesmus subscapicatus e Lemna minor (inibição do crescimento da alga após 3 e 7 dias, respectivamente) e determinou a concentração de fármaco que causa efeito negativo mensurável em 50% da população teste (EC50).

Para a maioria dos fármacos, os valores de EC50 variaram entre 10 e 100 mg L-1 (toxicidade moderada). O β-bloqueador propranolol mostrou-se tóxico nos testes realizados com Daphnia magna e Desmodesmus subscapicatus e o antiinflamatório diclofenaco mostrou-se tóxico para Lemna minor.

O antilipêmico genfibrozila mostrou-se altamente tóxicos para bactérias, no entanto para outras classes taxonômicas os efeitos foram bastante heterogêneos, dependendo da espécie estudada e da idade dos organismos.

Em um estudo de toxicidade frente a algas (inibição do crescimento), o antibiótico amoxicilina mostrou-se altamente tóxico para cianofíceas Synechococcus leopolensis, mas não apresentou toxicidade para clorofiláceas Pseudokirkneriella subcapitata e Closterium ehrenbergii.

Fonte: Scielo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares