Uso de antimicrobianos aumenta 65% em 15 anos


O consumo global de antibióticos aumentou em 65% entre 2000 e 2015, impulsionado pelo uso explosivo em países de renda média e baixa. O cenário representa uma ameaça à saúde global, segundo pesquisa publicada na revista americana Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).

O consumo global total de antibióticos em 2015 foi estimado em 42,3 bilhões de doses diárias. Nos 76 países estudados, a absorção de antibióticos aumentou de 21,1 bilhões de doses diárias, em 2000, para 34,8 bilhões, em 2015.

Leia também: Em 2050, resistência aos antibióticos poderá matar mais que câncer

Para o pesquisador do Center for Disease Dynamics, Economics & Policy e um dos autores do estudo, Eili Klein, esse aumento significa "um melhor acesso aos medicamentos necessários em países com muitas doenças que podem ser tratadas com eficácia com antibióticos". Mas o pesquisador alerta: "À medida que mais e mais países obtiverem acesso a essas a estes medicamentos, essas taxas (de consumo) aumentarão (...), o que levará a taxas mais altas de resistência a antibióticos".

Atualmente, a resistência bacteriana é responsável por 700mil mortes por ano em todo o mundo, segundo um grupo de especialistas internacionais formado em 2014 no Reino Unido.

Fonte: Exame




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares