Antibiótico natural apresenta resultados positivos contra "superbactérias"


Um novo antibiótico, capaz de virar o jogo contra as bactérias resistentes aos fármacos atualmente empregados e chamadas também de "superbactérias", foi sintetizado e usado pela primeira vez com sucesso para tratar uma infecção - o fármaco pode gerar a primeira classe nova de antibióticos em 30 anos de pesquisas.

É um avanço importante para o desenvolvimento de uma versão comercialmente viável baseada na teixobactina, um antibiótico natural descoberto em amostras de solo nos EUA em 2015, e que foi considerada a ferramenta capaz de mostrar eficácia contra os patógenos resistentes a antibióticos, como MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina) e VRE (Enterococcus resistente à vancomicina), resistentes aos antibióticos atuais.




Uma equipe da Universidade de Lincoln (Reino Unido) criou uma forma artificial simplificada da teixobactina, usando-a para tratar uma infecção bacteriana em camundongos. O resultado foi satisfatório e serve como prova de que versões mais simples do antibiótico natural podem ser eficazes contra infecções bacterianas difíceis de serem resolvidas.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares