Artrose pode ser causada por alimentação gordurosa


Segundo estudo publicado na revista JCI Insight, a proliferação de bactérias nocivas causada pela alimentação gordurosa pode ser fator-chave no desenvolvimento da osteoartrite.

Também conhecida como artrose, a doença causa inflamação e degeneração das cartilagens do corpo — principalmente no joelho, nas mãos, no quadril e na coluna —, trazendo dores e dificuldade de movimento.




A obesidade é um dos principais fatores de risco, mas outra condição que provocaria o problema seria a presença de algumas bactérias na flora intestinal, segundo pesquisadores americanos.

A relação foi detectada em ratos obesos, que apresentaram maior quantidade de microrganismos nocivos no intestino e desenvolveram a osteoartrite nos joelhos.




A hipótese é de que essas bactérias interferem no sistema imunológico e causam inflamação pelo corpo, incluindo a doença nas articulações. Na segunda etapa do experimento, as cobaias obesas e com osteoartrite receberam um tratamento para regular a microbiota e suas articulações voltaram ao mesmo estado do de roedores magros.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares