Causas da Tosse


A tosse é um reflexo das vias respiratórias que tem como objetivo liberar a passagem do ar para as vias aéreas. A tosse pode ocorrer de modo voluntário ou involuntário. Este reflexo pode ser estimulado por secreções, substâncias irritantes, fumaças, objetos estranhos, inflamações, infecções, etc.

A tosse é, portanto, um mecanismo de defesa contra obstruções das vias aéreas, porém, muitos outros estímulos que não uma potencial obstrução podem ativá-lo. Além das vias aéreas, também existem receptores da tosse no esôfago, coração e estômago, fazendo com que diversas condições, como refluxo gastroesofágico, pericardite e insuficiência cardíaca, também possam ser causas de tosse.




Existem dezenas de causas para a tosse, então vamos listar as mais comuns: Gripe; Tuberculose; Pneumonia; Asma; DPOC; Embolia pulmonar; Alergia; Bronquiolite; Sinusite; Tabagismo; Rinite; Laringite; Insuficiência cardíaca; Pericardite; Refluxo gastroesofágico; Câncer de pulmão; Medicamentos, principalmente captopril, enalapril e similares; Estresse; Aspiração de corpo estranho; Irritação das vias aéreas por substâncias inaladas.

Nos casos de tosses agudas, ou seja, com menos de 3 semanas de evolução, os sintomas que costumam vir junto normalmente ajudam na definição de um diagnóstico. Espirros, dor de garganta e febre costumam estar presentes na gripe; febre, perda de peso e expectoração purulenta são comuns na tuberculose; rouquidão e tosse seca são típicos da laringite; falta de ar e chiado no peito costumam indicar asma, só para ficarmos em alguns exemplos.

Fonte: mdsaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares