Cientistas desenvolvem método eficaz contra bactérias resistentes


Um grupo internacional de pesquisadores liderado por brasileiros desenvolveu um método de produção de antibiótico capaz de matar bactérias resistentes aos medicamentos disponíveis na atualidade e que poderá ser usado, inclusive, para remodelar a fabricação de medicamentos já existentes.

Os cientistas utilizaram um algoritmo que imita o processo natural de como os genes se recombinam durante a reprodução - um mecanismo importante na evolução dos seres vivos. Para formar um antibiótico potente, o programa junta características de diversas substâncias antimicrobianas a uma molécula encontrada na semente da goiaba.

Leia também: Em 2050, resistência aos antibióticos poderá matar mais que câncer

Batizado de guavanin 2, o produto foi testado em ratos e se mostrou eficaz contra bactérias resistentes aos medicamentos comuns. A substância funcionou contra infecções pulmonares, cutâneas e intestinais e, segundo os criadores, poderá ser usada clinicamente.

O método desenvolvido para criá-la também tem potencial para ser uma nova ferramenta para a produção de antibióticos, criando alternativas às classes mais comuns de antimicrobianos, usadas há mais de 30 anos.

Fonte: Bayer Farmácia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares