Consumo excessivo de benzodiazepínicos pode ser mais perigoso que o de drogas ilegais


Um estudo da Universidade da Columbia Britânica (UBC), de Vancouver, no Canadá, mostrou que o consumo excessivo de benzodiazepínicos causa risco de morte 1,86 vezes maior do que o uso de drogas ilegais.

O levantamento foi feito com 2.802 participantes usuários desta classe de medicamentos, entrevistados semestralmente durante cinco anos e meio. Ao final do estudo, 18,8% do grupo havia falecido. Mesmo ao isolar-se fatores como uso de drogas ilegais associadas e comportamentos de risco, a taxa de mortalidade permaneceu alta entre os usuários do composto.




“O que é importante observar é que as pessoas acreditam estarem seguras por utilizarem uma droga legalmente prescrita. Precisamos levar em consideração, entretanto, o quanto estamos realizando estas prescrições de forma a causar mais danos do que benefícios" disse o cientista Keith Ahamad.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que benzodiazepínicos só devem ser prescritos para tratar “ansiedade ou insônia grave, incapacitante, que cause angústia extrema”.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares