É realmente necessário usar antiparasitários todos os anos?


Muitas pessoas acreditam que é importante tomar remédios contra vermes ao menos uma vez ao ano. No entanto, esse tratamento periódico não é indicado para a população em geral, apenas em algumas comunidades onde há maior prevalência de infecções parasitárias.




Nestes locais específicos é que se adota como estratégia o tratamento profilático, ao invés da rotineira pesquisa de parasitas nas fezes seguida de tratamento dos casos positivos, em ambulatório.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o tratamento periódico de pessoas expostas a um maior risco de parasitoses que estejam vivendo em áreas de maior prevalência. Este grupo de risco inclui crianças de 1 a 14 anos de idade e trabalhadores com riscos ocupacionais, tais como mineradores e alguns trabalhadores do campo.




Segundo a OMS, pessoas em áreas com prevalência de parasitoses acima de 20% devem receber tratamento anualmente. Para o caso de a prevalência superar os 50%, então o tratamento deve ocorrer a cada 6 meses.

Se houver dúvida, a orientação é simples: não tire conclusões por conta própria! O caminho correto é sempre procurar orientação profissional, ao invés de optar pela automedicação.

Fonte: minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares