Furoato de mometasona na rinite alérgica


O furoato de mometasona é um glicocorticoide sintético para uso intranasal tópico, capaz de inibir a formação, liberação e atividade de mediadores químicos endógenos, e que também limita a fase celular da inflamação alérgica. Sua aplicação intranasal controla tanto a resposta alérgicas inicial como a tardia.

Trata-se de um corticosteroide potente, fato demonstrado pela alta afinidade dos receptores, e apresenta menor biodisponibilidade em comparação com outras formulações. Elevada potência e baixa disponibilidade conferem eficácia e segurança ao fármaco.




Em um estudo de análise da mometasona que envolveu um grupo de 568 indivíduos, houve relato de apenas um evento adverso grave, classificado como abscesso perianal. Esta ocorrência se deu no grupo de controle e foi considerada como não relacionada à medicação estudada. Não houve relatos de morte durante todo o período analisado.

A conclusão foi a de que o furoato de mometasona é um agente farmacológico seguro e efetivo para o tratamento de rinite alérgica persistente.

O estudo demonstrou não inferioridade em eficácia e segurança do agente sob investigação, em comparação com a medicação de controle, o que validou o desenvolvimento proposto como uma opção para o tratamento de pacientes com rinite alérgica persistente leve, moderada ou grave.

Fonte: Scielo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares