Ibuprofeno é associado a envelhecimento dos testículos e infertilidade


A revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que o anti-inflamatório ibuprofeno afeta seriamente os testículos. Aparentemente, o fármaco altera a fisiologia e reduz a produção hormonal.




Conforme é de conhecimento, os testículos produzem não somente o esperma, mas também secretam testosterona. Assim, o ibuprofeno pode produzir ação anti-androgênica e afetar os testísulos dos bebês em gestação.

Os cientistas foram além deste resultado, desejando saber se o anti-inflamatório também afeta homens jovens. Para isso, recrutaram 31 voluntários com idade entre 18 e 35 anos, dos quais 14 recebram doses diárioas de ibuprofeno e os demais, placebo.




Os homens que tomaram ibuprofeno durante 2 semanas aparesentaram redução na taxa de hormônio luteinizante, o que pode representar o primeiro sinal de infertilidade. Como o período de utilização do fármaco durante o estudo foi curto, a queda hormonal foi reversível.

Os pesquisadores alertam, entretanto, que o uso indiscrimando pode ser responsável pelo envelhecimento precoce dos testículos e infertilidade.

Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares