Já se assustou ao acordar e não conseguir se mexer? Entenda o que acontece


Pode acontecer de abrirmos os olhos e sentirmos o corpo paralisado, até mesmo tentarmos gritar (devido ao susto) e não conseguirmos. Apenas os olhos se mexem. O que é isso e por que acontece?

Trata-se de fenômeno natural e benigno, recebendo inclusive o nome de paralisia do sono, ou ainda, paralisia noturna. É um fenômeno muito antigo na humanidade, sendo até alvo de lendas e mitologias. No Brasil, a lenda associada é a da Pisadeira - a mulher que surge para pisar no peito da pessoa adormecida, e assim causar a paralisia. No Japão, para citar outro exemplo, a mitologia atribui a isso o nome de Kanashibari, que teria como significado uma espécie de magia causada por deuses de antigos panteões.




O que pouca gente sabe é que isso ocorre todas as noites, como mecanismo de defesa para que o corpo não se movimente durante um sonho. O problema é quando se faz perceptível, daí o susto. O mais comum é que a paralisia cesse logo antes de a mente despertar, por isso a percepçao quase sempre é prevenida.

O fenômeno habitualmente dura apenas alguns segundos, mas pode chegar a minutos. O conselho para lidar com a situação, caso ocorra, é procurar manter a tranquilidade e o ritmo respiratório normal, pois a paralisia irá cessar. Outra dica é procurar piscar repetidamente os olhos para encurtar o processo. Não há nenhum tipo de dano associado a este tipo de paralisia.

Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares