Magnésio como alternativa aos antidepressivos


Um recente ensaio clínico realizado nos Estados Unidos descobriu que os suplementos de magnésio são eficazes no tratamento da depressão leve ou moderada.

Em publicação no jornal PLoS One, os pesquisadores mostraram que a suplementação diária com magnésio produz diminuição significativa nos sintomas de depressão e ansiedade, independentemente da idade, do gênero, da gravidade da depressão ou do uso de antidepressivos pelo paciente.

Realizado durante um período de 12 semanas, o estudo envolveu um total de 126 pacientes com idade média de 52 anos. Cada paciente foi distribuído aleatoriamente para um dos dois grupos: o primeiro grupo recebeu magnésio por um período de 6 semanas, enquanto o segundo grupo atuou como placebo.




Durante as 6 semanas seguintes, as funções dos dois grupos foram revertidas, ou seja, o primeiro grupo passou a funcionar como placebo e o segundo a receber magnésio. A publicação deste estudo contribui para a crescente evidência de que as abordagens nutricionais podem ser eficazes no controle da depressão.

Recentemente, por exemplo, em uma constatação consistente com o princípio-chave da Medicina Celular que afirma que a deficiência de micronutrientes em longo prazo é a principal causa de doenças crônicas, uma revisão científica observou que baixos níveis de vitaminas do complexo B são comuns em pacientes com depressão, e que sua suplementação demonstrou melhorar o quadro.

Fonte: Saúde Curiosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares