Para que serve o Cortisol?


O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

Os níveis de cortisol no sangue variam durante o dia pelo fato de o hormônio estar relacionado com a atividade diária. Assim, os níveis de cortisol basal no sangue, geralmente, são maiores de manhã, de 5 a 23 mcg/dL, e depois vão diminuindo ao longo do dia para 3 a 16 mcg/dL, sendo que em pessoas que trabalham à noite os níveis se invertem.




O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona. Pode ser ainda um indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo.

Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza. Do mesmo modo, também pode indicar problemas, como a Doença de Addison, por exemplo.

Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares