Produtos femininos de higiene íntima são associados a infecções


Produtos de higiene íntima para as mulheres têm amplo mercado no mundo todo, mas eles provavelmente fazem mais mal do que bem, afirma o Dr. Kieran O'Doherty, da Universidade de Guelph (Canadá).

A equipe descobriu que as mulheres que usam esses produtos - foram analisados produtos vendidos no mercado canadense - têm três vezes mais probabilidade de experimentar algum tipo de infecção vaginal.




Ocorre que, em muitos casos, as mulheres compram esses produtos justamente para tratar uma condição vaginal já existente, piorando um quadro que exigiria avaliação profissional e uso de medicamento.

Entre as 1.500 mulheres envolvidas no estudo, os produtos mais utilizados incluíam hidratantes, lubrificantes, cremes anti-coceira e lenços higiênicos.




As mulheres que usaram gel higienizador mostraram-se oito vezes mais propensas a ter uma infecção por fungos e quase 20 vezes mais propensas a ter uma infecção bacteriana. Mulheres que usaram lenços tiveram quase 3,5 vezes mais probabilidade de relatar uma infecção do trato urinário.

Aquelas que usaram lubrificantes ou hidratantes apresentaram 2,5 vezes mais chances de ter uma infecção por fungos.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares