Sistema imunológico do intestino controla peso corporal


Uma equipe internacional chefiada pelo professor Patrice D. Cani, da Universidade Católica de Louvain (Bélgica), demonstrou que o sistema imunológico intestinal tem um papel essencial no controle do metabolismo energético corporal.

Mais do que isso, a equipe identificou um mecanismo que impacta o desenvolvimento da obesidade e do diabetes do tipo 2 quando o indivíduo adota uma dieta com uma dose elevada de gordura.

A descoberta representa um novo alvo terapêutico para o desenvolvimento de tratamentos para obesidade e diabetes do tipo 2.




De fato, a equipe demonstrou pela primeira vez que a inativação de uma parte do sistema imunológico do intestino - uma proteína chamada MyD88 - permite que pessoas que adotaram uma alimentação rica em gordura percam peso e reduzam o diabetes tipo 2, ligado à obesidade.

Mais especificamente, quando se modifica a resposta do sistema imunológico, desativando esta proteína MyD88 apenas naquelas células que cobrem o intestino, isto é suficiente para diminuir o desenvolvimento do diabetes induzido por uma alimentação rica em gordura, limitar o desenvolvimento de tecido adiposo e reduzir a inflamação prejudicial.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares