Valores Alterados de Hemoglobina


O valores alterados de hemoglobina podem indicar doenças e sua medição pode ser feita através de exame de sangue convencional ou por meio do aparelho de medição rápida, parecido com o aparelho utilizado para verificação da glicemia em diabéticos.

A hemoglobina é um componente dos glóbulos vermelhos do sangue e tem como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões para o restante do corpo.




A hemoglobina baixa no sangue pode indicar problemas como: Anemia; Cirrose; Linfoma; Leucemia; Hopotiroidismo; Insuficiência renal;  Deficiência de ferro e vitaminas; Talassemia; Porfiria; Hemorragia.

O número baixo de hemoglobina no sangue pode causar sintomas como cansaço frequente, falta de ar e palidez, devendo ser identificada a causa e iniciado o tratamento de acordo com orientação médica.




A hemoglobina alta no sangue pode ser causada por: Uso de tabaco; Enfisema pulmonar; Fibrose pulmonar; Policitemia; Tumor nos rins; Uso de anabolizantes ou do hormônio eritropoietina.

A hemoglobina alta é caracterizada por sintomas como tontura, pele de cor azulada nos lábios e nas pontas dos dedos e, em casos mais raros, perda temporária de visão e audição.

Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares