Como o sódio age no organismo?


Intestino: Após a absorção pelo intestino, a molécula de NaCl é quebrada em íons Na+ e Cl-, os quais são conduzidos à corrente sanguínea.

Sangue: Como o sal tende a "sugar" a água do organismo (efeito de osmose), nosso corpo, na tentativa de manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão arterial para aumentar o fluxo de sangue circulatório.




Coração: O resultado disso é que o coração precisa intensificar o seu trabalho para bombear sangue e irrigar as células. Caso isso se torne frequente, desenvolve-se, então, a hipertensão crônica.

Pressão arterial: Com o coração trabalhando além de sua capacidade normal, os vasos se contraem para conter o excesso de sangue.




Rins: O excesso de sal também pode alterar a fisiologia renal, pois os rins irão trabalhar mais para eliminar a substãncia do organismo. Com pouca água no sangue, não há líquido suficiente para a formação de urina, tendo como resultado o acúmulo de impurezas no corpo.

Pés: O primeiro sinal evidente de desproporção de água e sal no organismo é o inchaço de membros inferiores, afetando pernas e pés.

Fonte: portalumani.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares