Comprimido digital avisa médico quando é ingerido por paciente


Uma empresa norte-americana criou um medicamento que avisa médicos e familiares quando o comprimido é ingerido. A tecnologia, desenvolvida pela companhia de saúde digital Proteus, baseada na Califórnia, tem como objetivo ajudar no tratamento de pacientes com doenças crônicas, que precisam tomar remédios regularmente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, esta é metade do problema, porque cerca de 50% das pessoas não tomam medicamentos corretamente, mas 50% dos remédios não são prescritos ou vendidos adequadamente.




A Proteus pretende disponibilizar comprimidos com um sensor eletrônico embutido. Quando o medicamento chega ao estômago, envia uma mensagem a um adesivo colado ao braço do paciente e, de lá, segue em forma de alerta para um celular, tablet ou PC.

O "chip comestível" não tem baterias, ele funciona com o mesmo princípio da "bateria de batata". É um experimento muito usado em feiras de ciências, em que um pedaço de cobre e outro de magnésio são inseridos em uma batata, produzindo eletricidade.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares