Corticosteroides podem causar depressão


Corticosteroides, a exemplo da prednisona, são usados para tratar um grande número de patologias, incluindo doenças autoimunes como a artrite reumatoide ou lúpus, asma ou reações alérgicas e inflamatórias.




Os efeitos colaterais atribuídos a esta classe de medicamentos são vastos e bem conhecidos, os quais abrangem úlceras, miopatias, tontura e a síndrome de Cushing, que é caracterizada por hipertensão arterial, aumento de gordura abdominal, estrias, osteoporose, hiperglicemia e outros sintomas.

O que pouco se fala, entretanto, é que os corticosteroides são associados a uma variedade de distúrbios psiquiátricos, de acordo com o Dr. Joshua Nathan, presidente da Illinois Psychiatric Society e professor assistente de clínica psiquiátrica na University of Illinois - Chicago. "Estes medicamentos podem causar depressão, ansiedade e psicose", diz o médico.




O desenvolvimento de euforia ou mania parecem ser mais comuns com o uso em curto prazo, enquanto a depressão se torna mais proeminente com o uso prolongado, mesmo que as doses não sejam elevadas.

O risco de desenvolvimento destes sintomas é aumentado nos indivíduos com histórico familiar de depressão ou alcoolismo.

Fonte: Health.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares