Antibióticos tópicos também causam efeitos colaterais sérios


uma equipe de médicos e cientistas lançou uma advertência sobre os efeitos colaterais do uso excessivo dos antibióticos tópicos.

Foram analisados cerca de 6.500 casos em que antibióticos tópicos - na forma cremes, pomadas etc. - foram aplicados em feridas cirúrgicas para prevenir a infecção.

"Descobrimos que, embora os antibióticos tópicos tenham-se mostrado moderadamente eficazes, seu uso não poderia ser justificado porque não havia informações suficientes sobre efeitos adversos, como resistência e alergia," disse a Dra. Clare Heal, da Universidade James Cook (EUA).

Os efeitos adversos dos antibióticos tópicos incluíram dermatite de contato alérgica, anafilaxia (reação alérgica grave e perigosa) e resistência a antibióticos.




Particularmente as preocupações de que esses medicamentos também poderiam estar contribuindo para a resistência bacteriana aos antibióticos se confirmaram.

"Os resultados deste estudo desencorajarão o uso excessivo de antibióticos tópicos pela comunidade cirúrgica e ajudarão a lutar contra a questão global da resistência aos antibióticos," afirmou Heal.

Fonte: British Journal of Surgery

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares