Diclofenaco e riscos cardiovasculares em dados recentes


O risco cardiovascular do uso de anti-inflamatório não-esteroide (AINE) é uma preocupação importante entre os profissionais de saúde. Um artigo do British Medical Journal, publicado no segundo semestre de 2018 examinou os riscos de iniciar diclofenaco em comparação com naproxeno, paracetamol e ibuprofeno.

Para esse estudo, pesquisadores dinamarqueses utilizaram o registro nacional para comparar as taxas de eventos cardiovasculares adversos após o início do diclofenaco, outros AINE ou paracetamol. Indivíduos elegíveis para inclusão foram adultos com baixo risco de base (sem esquizofrenia, demência ou doenças cardiovasculares, renais, hepáticas ou úlceras).

O estudo incluiu 1.370.832 pessoas que iniciaram diclofenaco, 3.878.454 que iniciaram ibuprofeno, 291.490 que iniciaram naproxeno, 764.781 que iniciaram paracetamol e 1.303.209 em grupo controle que não iniciaram nenhuma medicação.

A taxa de eventos adversos entre o grupo diclofenaco foi 50% maior em comparação com o controle, 20% maior em comparação com o grupo do paracetamol ou ibuprofeno e 30% maior em comparação com o grupo do naproxeno. Os riscos permaneceram elevados quando os dados foram estratificados por idade e sexo.

Fonte: pebmed.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares