Canabidiol apresenta potencial antimicrobiano


Pesquisadores australianos descobriram que o canabidiol é ativo contra bactérias gram-positivas, incluindo aquelas responsáveis por infecções graves, como a Staphyloccocus aureus e a Streptococcus pneumoniae.

Na verdade, a potência antibacteriana desse derivado da maconha (Cannabis sativa) é semelhante à dos antibióticos mais utilizados na prática médica, como a vancomicina ou a daptomicina.

Entre as superbactérias que estão ganhando o jogo contra os antibióticos atuais estão justamente a MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina) e a VRE (Enterococcus resistente à vancomicina).

O canabidiol, o principal composto químico não-psicoativo extraído das plantas de cannabis e cânhamo, está atualmente aprovado para o tratamento de uma forma de epilepsia e está sendo investigado por várias outras condições médicas, incluindo ansiedade, dor e inflamação.

Embora existissem dados limitados sugerindo que o canabidiol podia matar bactérias, o fármaco ainda não foi completamente investigado por seu potencial como antibiótico.

Fonte: diariodasaude.com.br


Um comentário:

  1. As pesquisas são essenciais e o Brasil está muita atras nisso, por causa de puro preconceito.
    Tem que dar suporte as pesquisas no Brasil

    ResponderExcluir

Os artigos mais populares