Para que serve o aciclovir?


O aciclovir é indicado para o tratamento de herpes labial e herpes genital, ambas infecções de pele causadas por vírus.  O medicamento age contra o vírus Herpes simplex (VHS) e contra o vírus Varicela-Zoster (VVZ), bloqueando os mecanismos de multiplicação viral.

O aciclovir age contra diferentes tipos virais, dentre os quais: - herpes Simplex 1, causador do herpes labial; - vírus Herpes Simplex 2, causador do herpes genital; - vírus Epstein-Barr, causador da mononucleose; - herpesvírus 6 e 7, causadores da roséola (exantema súbito); vírus da Varicela-zoster, causador de catapora (varicela) e herpes zoster; citomegalovírus, causador de citomegalovirose.

Entretanto, na prática, o fármaco é empregado no tratamento da catapora, do herpes zoster e de herpes genital e labial. Nos casos das outras viroses pela família Herpesviridae, não se costuma indicar o uso. Isso ocorre por haver antivirais mais apropriados ao combate das infecções ou pelo fato de o tratamento ser considerado desnecessário após avaliação clínica, devido ao curso limitado e benigno da infecção.

Fonte: guiadafarmacia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares