disfunção eréctil

Cientistas criam receptor celular que impede infecção por Sars-CoV-2

Para invadir o corpo do hospedeiro, o Sars-CoV-2 conecta sua proteína spike (de pico) ao receptor ACE2 da célula humana. Este processo pode ser impedido com a ajuda de anticorpos especializados em neutralizar a proteína — mas nem sempre essa técnica funciona.

Isso porque a proteína spike pode sofrer mutações que impedem os anticorpos de identificá-la e neutralizá-la, facilitando, portanto, a infecção pelo novo coronavírus. Pensando nisso, uma equipe de cientistas de diversas instituições de pesquisa norte-americanas resolveu explorar uma versão “solúvel” do ACE2.

Como o grupo explica em artigo publicado nesta terça-feira (4), na revista Science, a ideia era criar uma versão do ACE2 que pudesse neutralizar diversos tipos diferentes de proteínas spike. Para isso, eles criaram uma biblioteca contendo todas as possíveis variações de espícula e, então, desenvolveram uma versão solúvel do receptor celular, apelidada de sACE2.v2.4.

Segundo os cientistas, os testes realizados com a partícula tiveram resultados interessantes: ela foi capaz de neutralizar tanto o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, quanto o Sars-CoV-1, vírus da síndrome respiratória aguda grave (Sars). “É possível que o receptor neutralize diversos [tipos de] coronavírus que usam o ACE2 e ainda não atingiram os seres humanos”, afirmam os pesquisadores, em comunicado.

Fonte: revistagalileu.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.